A crise ecológica e a destruição do meio ambiente

No dia 05 de junho, comemora-se o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E O DIA MUNDIAL DA ECOLOGIA. No entanto, diante da degradação global dos recursos naturais, essa data é um alerta para reflexões e imediatas medidas para reverter o quadro de destruição que ameaça a humanidade e a sobrevivência das futuras gerações.

A palavra Ecologia foi criada a partir da combinação de duas expressões em grego – oikos (casa) e logos (estudo) – ecologia significa “estudo da casa”.

Foi o naturalista alemão Ernst Haeckel quem sugeriu em 1866 o uso da palavra ecologia para designar um novo olhar sobre a natureza, em que todos os seres vivos fossem observados e estudados não apenas nas suas particularidades, mas também nas relações que estabelecem entre si e com o meio em que vivem.

Nesta lógica, nas palavras de Boff (1994, p.18) considera-se ainda Ecologia como o estudo das condições e relações que formam o habitat do conjunto e de cada um dos seres da natureza.

Por este ângulo, entendemos que há necessidade de ser reconstruída a casa humana comum, que é a nossa terra, para que nela todos possam caber e utilizá-la com consciência.

Desta forma, é pressuroso que se perceba o que está acontecendo com o Planeta Terra, pois temos unicamente ele para viver e morar, neste sentido, trata-se de um sistema de superorganismos de complexo equilíbrio, urdido ao longo de milhões de anos, muito em função do assalto predador do processo industrialista dos últimos séculos e da falta de consciência humana com relação a sua preservação.

Assim sendo, urge uma atenção e cuidados com o ecossistema, para que isso ocorra é preciso que o homem encontre a sustentabilidade da sociedade. Um processo de desenvolvimento possui sustentabilidade quando por ele se consegue a satisfação das necessidades, sem comprometer o capital natural e sem lesar o direito das gerações futuras de verem atendidas também as suas necessidades e de poderem herdar um planeta sadio com seus ecossistemas preservados.

Vamos juntos preservar o meio ambiente!

Professor Darlon

Professor Darlon

Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *