A origem da pedagogia e sua relação com a educação

A pedagogia é a Ciência que tem como objeto de estudo a Educação, bem como o processo de ensino e aprendizagem. A palavra Pedagogia tem seu embrião na Grécia Antiga, sua origem surge das palavras Paidos “da criança” e Agein “conduzir”, assim, a Grécia pode ser considerada o berço da Pedagogia, pois foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias acerca das ações pedagógicas, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e culturas ocidentais, e ainda, vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.

Já a terminologia didática é a adequação entre os meios e os fins escolhidos para o ato educativo, trata-se da razão instrumental que norteia esse processo, e tem fundamental importância na eficiência da transmissão de conhecimento para a efetiva obtenção de habilidades e competências, e ainda, o pleno desenvolvimento cognitivo do estudante.

Com base nisso, a didática está intrinsecamente ligada à pedagogia, já que depende substancialmente das normas e métodos para aplicar esse saber especial.

Neste particular, nas palavras de Tardif (2002, p.118), “ao entrar em sala de aula, o professor penetra em um ambiente de trabalho construído de interação humana”.

Por este ângulo, o pedagogo atua em campos muito extensos do conhecimento, assim, o Pedagogo é de fundamental importância nesta construção de interação humana junto as Instituições Educacionais, atuando na Educação Infantil (Pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, e ainda, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Gestão Escolar e demais ambientes escolares, alinhando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção de identidade individual e coletiva.

Desta forma, o trabalho do pedagogo consiste em aliar teorias com o melhor da prática pedagógica na sala de aula, sendo parceiro do professor para tornar a instituição um espaço de aprendizagem e conhecimento.

Professor Darlon

Professor Darlon

Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *