Mundo virtual em tempos modernos

As relações virtuais, estão avançando velozmente no cotidiano da sociedade, assim, a geração eletrônica contam com teclas de “excluir”, “remover” e até mesmo “bloquear” se necessário, recursos esses que protegem contra as consequências inconvenientes da interação mais profunda.

Para os mais jovens, o principal atrativo do mundo virtual é a ausência de contradições, objetivos e ideias conflitantes que rondam a vida off-line.

O mundo virtual, por outro lado, cria uma multiplicação infinita de possibilidades de contatos plausíveis e factíveis. Ele faz isso reduzindo a duração desses contatos e, por conseguinte, enfraquecendo os laços, muitas vezes impondo o tempo em flagrante oposição à sua contrapartida off-line, que, como é sabido, se apoia no esforço continuado de fortalecer os vínculos, limitando severamente o número de contatos à medida que eles se ampliam e se aprofundam.

As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade, em sua versão eletrônica, é a quantidade de conexões, e não sua qualidade, que faz toda a diferença para as chances de sucesso ou de fracasso.

Ao mesmo tempo, estar em dia com tudo isso ajuda a atualizar os conteúdos e as ênfases que agora estão vergonhosamente fora de moda. Tudo somado, a internet facilita demais e incentiva o exercício incessante da reinvenção.

Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes explicações para o tempo que a “geração eletrônica” gasta no universo virtual, o tempo gradual e crescente no mundo virtual em detrimento do tempo passado no mundo real.

Assim, utilizando-se da expressão “foto instantânea”, on-line, diferente das antigas fotos impressas, reveladas para toda a vida, as fotos instantâneas podem ser apagadas, excluídas, esquecidas, como a vida on-line que faz parte do cotidiano das novas gerações.

Professor Darlon

Professor Darlon

Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *