O futuro é a energia solar fotovoltaica

Energia é um recurso fundamental para o desenvolvimento de qualquer economia e civilização. Hoje ela é vista como estratégica no cenário de poder mundial e regional e estima-se que a demanda energética mundial triplique nos próximos 30 anos.

Dessa forma, o consumo energético mundial terá crescido 6 vezes em 80 anos, essa demanda tem sido evidenciada principalmente pelo crescimento populacional, industrial, pela navegação, pelo aumento acelerado de energia elétrica e na produção agrícola, além da defasagem e precariedade de estações e redes elétricas, que em muitos municípios, nunca existiram.

Neste particular, (BARBIERI, 2007) entende os termos administração, gestão de recursos energéticos ou gestão pública, como os responsáveis pelas  diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como, planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre os meios de produção de energia, que reduzam ou eliminem os danos ou problemas historicamente causados pela ineficiência de projetos e ações públicas conjuntas para sanar a demanda e ou a falta de energia para a população.

Estudos e pesquisas apontam que grande parte dos municípios e órgãos governamentais já investem no sistema de usina solar ou sistema fotovoltaico como complemento de energia elétrica, e ainda, para sanar os frequentes problemas de falta ou queda de energia elétrica nas comunidades e residências.

A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de grande porte (Sistema FV) projetado para a produção e venda de energia elétrica.

Neste sentido, as usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias, pois elas fornecem energia em alta tensão para fins de distribuição e não para o autoconsumo.

A produção de energia da usina de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica para ser vendida para esta mesma rede ou para consumo da rede pública e de seus munícipes.

Professor Darlon

Professor Darlon

Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *