Os desafios das futuras gerações

A aceleração do ritmo das mudanças, característica dos tempos modernos e em contraste com os séculos anteriores de interminável reiteração e letárgica mudança, permitiu que as pessoas observassem e tivessem a experiência pessoal de que as coisas mudam, que, já não são como costumavam ser, no decorrer de uma única existência humana.

As diferenças de opinião e de percepção já assumiram tantas facetas que, ao contrário do que se passava nos tempos pré-modernos, os jovens não são mais vistos pelas velhas gerações como seres ainda em amadurecimento, mas jovens com uma educação diferente, e assim, permanecerão com hábitos e uma forma de convivência social e afetiva bem diferente das gerações anteriores.

A consequência disso é que jovens e idosos tendem a se perceber mutuamente com um misto de incompreensão e mal-entendido. Os mais experientes temem que os recém-chegados ao mundo acabem estragando e destruindo a “normalidade” que conhecem e lhes parece confortável, os mais jovens, ao contrário, têm uma enorme urgência de consertar o que os mais experientes estragaram.

Desta forma, o sonhado estado de felicidade plena, otimismo e confiança que os jovens pensam ser o estado natural do mundo, dessa atual geração e gerações futuras poderá não durar muito tempo. Problemas econômicos, desemprego prolongado, mudança de profissões com o surgimento de novas demandas, crescimento acelerado de novas tecnologias e robotização dos serviços antes preenchidos por mão de obra humana, e ainda, as transformações do planeta, em consequências das desastrosas destruições do meio ambiente e o aquecimento global, ameaçam a vida das futuras gerações.

Assim, ainda é muito cedo para determinar se as atitudes e visões de mundo que impregnam as novas gerações acabarão se ajustando ao mundo que está por vir, nem como esse mundo se ajustará às suas expectativas mais profundas.

Professor Darlon

Professor Darlon

Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *