Professor em tempos de pandemia

Atualmente, neste cenário de isolamento social, de suspensão das aulas presenciais e até mesmo das aulas virtuais, convivendo com uma das maiores pandemias da história da humanidade, apesar das crises e dificuldades em que vivemos, podemos afirmar que os educadores são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, os bons costumes e a cultura, entre outras ações de outras áreas da sensibilidade, não podem ser ensinadas por computadores, celulares e demais aparelhos, e sim por seres humanos, em especial, nos bancos escolares através dos educadores.

O professor, é o profissional que abraça quando todos os rejeitam, os animam quando todos os condenam, acreditam que aqueles que decepcionam hoje, podem trazer as maiores alegrias amanhã.

Através do seu ofício de educador, o professor estimula o aluno a pensar antes de agir, a ser líder de si mesmo, autor da sua história, a saber filtrar os estímulos estressantes e a trabalhar não apenas com fatos lógicos e problemas concretos, mas também com as contradições da vida.

Educar a emoção também é se doar sem esperar retorno, extrair prazer dos pequenos estímulos da existência, saber perder, correr riscos para transformar os sonhos em realidade, ter coragem para andar por lugares desconhecidos.

O professor, mesmo em tempos de pandemia, carrega a habilidade de ensinar seus alunos a refletir, a pensar antes de agir, formam pensadores, deixam marcas de sensibilidade, doação, afeto, serenidade, amor, generosidade, sabedoria, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas, de contagiar a todos.

Portanto, reconhecemos no ofício do professor, o importante papel de educar seus alunos para a vida, contribuir para o desenvolvimento, para a superação de conflitos psíquicos e sociais, capacidade de perdoar, de filtrar estímulos estressantes, de questionar, de estabelecer metas, e principalmente amar o próximo, respeitar a humanidade, o universo.

Professor Darlon

Professor Darlon

Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *